Cade o Profissional ?



João estava furando um cano.
Para executar o serviço se equilibrava em cima de umas caixas em forma de escada. Utilizava uma furadeira elétrica portátil. Ele já havia feito vários furos e a broca estava com o fio gasto, por esta razão, João estava forçando a penetração da mesma.
Momentaneamente, a sua atenção foi desviada por algumas faíscas que saiam do cabo de extensão, exatamente onde havia um rompimento, que deixava a descoberto os fios condutores da eletricidade.
Ao desviar a atenção, ele torceu o corpo, forçando a broca no furo. Com a pressão ela quebrou e, neste mesmo instante, ele voltou o rosto para ver o que acontecia, sendo atingido pôr um estilhaço da broca em um dos olhos. Com o grito, largou a furadeira, pôs as mãos no rosto, perdeu o equilíbrio e caiu.
Um acontecimento semelhante, ocorrido há um ano atrás, nesta mesma empresa, determinava o uso de óculos de segurança na execução desta mesma tarefa.
Os óculos que João devia Ter usado estava sujo e quebrado, pendurado em um prego. Segundo o que o supervisor dissera, não ocorrera nenhum acidente nos últimos meses e o pessoal não gostava de usar os óculos, por esta razão ele não se preocupa em recomendar o uso dos mesmos nesta operação, porque tinha coisas importantes a fazer.
Na situação acima, faltou uma peça importante ao bom andamento do trabalho do João, faltou o Profissional em Segurança do Trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário