Perigo para as mãos



LESÕES NAS MÃOS
Estas são causadas por tédio ou cansaço ao executar trabalho rotineiro, descaso quanto à adoção das medidas de Segurança estabelecidas ou por simples falta de atenção.

Também ocorre lesão na mão por distração. A ocorrência de lesões leves significa que você não está dando a devida atenção as suas atividades, no desenvolvimento de seu trabalho.

PONTOS QUENTES

Alguns tipos de máquinas como impressoras, compressores de ar, máquinas de solda e etc, possuem setores de geração de calor que são responsáveis por queimaduras, muitas delas graves.

SUPERFÍCIES ROTATIVAS
As atividades desenvolvidas com uso de esmeril, disco de corte, disco de desbaste, são extremamente perigosos.

MÁQUINAS AUTOMÁTICAS
As alavancas e botões acionados por controle remoto ou por sistema de robô, muitas vezes tocados acidentalmente, fazem com que as máquinas, aparentemente desligadas.

A inspeção de segurança é o conjunto de ações que objetivam a detecção de riscos que possam causar acidentes do trabalho e doenças profissionais.
A inspeção de segurança serve para determinar medidas preventivas ou corretivas a serem tomadas. Não é usada para levantar culpados.
Quem faz a inspeção de segurança é a CIPA e o SESMT, como agentes modificadores do ambiente de trabalho, vão inspecionar as dependências da empresa.
As etapas da inspeção de segurança são as seguintes:
Observação: a vistoria deve der feita com senso critico, buscando detalhes e informações de todo o processo de trabalho, além da investigação visual.
Informação: a irregularidade, se possível, deve ser discutida na hora, principalmente quando a situação é grave, buscando solução antes da ocorrência, no momento da detecção do problema.
Registro: os itens levantados devem ser anotados com clareza, relatando os problemas, descrevendo os perigos e sugerindo medidas preventivas corretivas.
Encaminhamento: as recomendações devem ser enviadas aos setores competentes, para as medidas cabíveis.
Acompanhamento: as propostas para a solução dos problemas devem ser acompanhadas até a sua execução.

0 comentários:

Postar um comentário