Dia Mundial do Meio Ambiente - O que você fará por ele?



Estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente marcou a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, ele é celebrado todos os anos no dia 5 de Junho, catalisando a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. O tema do Dia Mundial em 2009 é “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele aponta para a urgência que as nações devem atuar para fazer frente às mudanças climáticas, manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.


“A turbulência econômica e financeira que varre o planeta é um verdadeiro chamado para o despertar e soa como um alarme para a necessidade de se melhorar antigos padrões de crescimento e fazer uma transição para uma nova era do desenvolvimento mais limpo e verde. O tema deste ano do Dia mundial do Meio Ambiente, seu planeta precisa de você, visa inspirar-nos a todos para fazer nossa parte,” diz Sr.Ban Ki-Moon, secretário geral das Nações Unidas.
Este ano, o México foi o país escolhido para sediar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o que resultou no engajamento dos países da América Latina e Caribe na luta contra as mudanças climáticas e na transição para uma sociedade de baixo carbono.
O presidente do México, Felipe Calderón, afirma que a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente “irá destacar a determinação daquele país em gerenciar adequadamente seus recursos naturais e lidar com o mais exigente desafio do século 21 - as mudanças climáticas".
Nosso planeta precisa de mais do que apenas ações por parte de governos e corporações, necessita de cada um de nós. Embora as decisões individuais possam parecer pequenas diante das ameaças e das tendências globais, quando bilhões de pessoas unem suas forças em um propósito comum podem fazer uma enorme diferença.
“Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, eu conclamo todas as pessoas a tomarem medidas concretas para tornar o planeta mais verde e limpo. Desliguem as luzes. Andem de transporte público. Reciclem. Plantem uma árvore. Limpem o parque mais próximo. Responsabilizem as corporações por suas práticas ambientais. Instem seu governo e seus representantes para selar o acordo em Copenhague,” diz Ki-moon.
Você vai fazer a sua parte?



0 comentários:

Postar um comentário