Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho



A data em memória às vitimas de acidentes de trabalho, 28 de abril, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, espalhando-se por diversos países, por meio de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.
O dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho. No Brasil, a data foi instituída como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho em maio de 2005, pela Lei nº 11.121.
Últimos dados divulgados pela Previdência Social em 2006 o número atingiu 653.090 casos de acidentes de trabalho, 27,5% a mais em relação ao ano anterior, registrando 2.708 mortes e 8.504 casos de invalidez permanente. Os dados estatísticos se referem apenas aos trabalhadores(as) do setor privado e CLTs. Estão fora das estatísticas da Previdência Social os servidores públicos estatutários e trabalhadores da economia informal.
Saber que morrem 7 trabalhadores por dia neste nosso Brasil é muito triste, pois são vidas que se vão, pais e mães que saem em busca do pão de cada dia, buscam o sustento de amanhã, famílias que ficam no meio do caminho, filhos que ficam esperando os pais chegar a tarde, mas não chegam.


Sabemos que a inclusão dos Tecnólogos em Segurança no Trabalho pode ajudar muito na diminuição desses números, pois são profissionais que estão preparados para proteger os trabalhadores de acidentes de trabalho, que podem fazer um diferencial dentro das empresas, procurar uma melhor adequação dos trabalhadores de maneira que estes fiquem menos expostos aos riscos do dia-dia de uma empresa.

2 comentários:

JR10 on 5 de junho de 2009 às 00:08 disse...

Caros colegas, desde de já autorizo a minha acinatura neste documento, e ao mesmo tempo quero parabeniza-los pela a iniciativa de promover esse ato. Tenho certeza que nós tecnólogos
vamos vencer esta bataqlha.

José Raimundo Carvalho dos Santos
jr.10carvalho@hotmail.com
Tecnólogo em Segurança do Trabalho
Salvador,05 de junho de 2009

Anonymous disse...

kkkk

Postar um comentário