Visão do Tecnólogo em Segurança no Trabalho



O Tecnólogo em Segurança no Trabalho visa desenvolver conceitos e valores em segurança e higiene no esforço de integrar a qualidade, o meio ambiente, a produção, a responsabilidade social e o controle dos custos das empresas. Para tanto, os profissionais desta área analisam as condições de trabalho, planejam e elaboram normas e instruções para os trabalhadores, reforçam comportamentos seguros, realizam auditorias e programam ações corretivas que eliminam e/ou minimizam os riscos dos locais de trabalho.
O funcionamento efetivo da saúde, higiene e segurança nas organizações poderá trazer o benefício da redução das perdas humanas, do patrimônio e do meio ambiente, evitando conseqüências danosas ao mundo do trabalho.
Os gestores em Segurança no Trabalho, habilitando-os para analisar, planejar e implantar sistemas de gestão para melhoria das condições do ambiente de trabalho.

24 comentários:

ALZEMAR ANTONIO disse...

SOU TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. E COMO FOI CITADO ACIMA A NOSSA FORMAÇAO É DE GESTAO,ACOMPANHAMENTO E COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO COM TODA A EQUIPE DO SESMT. LAMENTO MUITO AINDA OUVIR COLEGAS TÉCNICOS E ATÉ MESMO ENGENHEIROS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO CRITICAREM A NOSSA FORMAÇAO. A DE FORMAÇAO DE UM TÉCNICO É PARA A ÁREA LABORAL COM A DURAÇAO MÉDIA DE 24 MESES O CURSO DE ESPECIALIZAÇAO EM SEGURANÇA DO TRABALHO FITA POR UM ENGENHEIRO CIVIL TEM DURAÇAO DE 18 MESES PORTANTO A FORMAÇAO DE UM TÉCNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO É DE 36 MESES. DIRECIONADO APENAS PARA A ÁREA DE GESTAO EM SEGURANÇA DO TRABALHO COM APROFUNDAMENTO EM TODOS OS SETORES DA ÁREA LABORAL..LAMENTO QUE AINDA SE FALA QUE VINHEMOS TOMAR LUGAR DE TÉCNICOS E OCUPAR UMA POSIÇAO DESCRITA COMO DEFINITIVA POR ENGENHEIROS ESPECIALIZADOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO...LAMENTO. É UMA VERDADE E TEM QUE SER DITA, PQ NAO É VERDADE. ESTOU PRONTO PARA AUXILIAR QUALQUER COLEGA QUE FAÇA PARTE DO CELETO GRUPO DO SESMT.TENHO UMA FORMAÇAO E ESTOU PREPARADO PARA OCUPAR UM CARGO DE GESTOR. SOU MUITO ORGULHOSO DE PODER FAZER PALESTRAS E MINISTRAR CURSOS NA ÁREA DE HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO.OBRIGADO

Anonymous disse...

Caro Amigo Alzemar,eu discordo com você, eu acho que o tecnólogo em segurança do trabalho veio para "TENTAR" ocupar um espaço que relativamente não existe, que ja é ocupado a algum tempo pelo Eng. de Seg. do Trabalho e o Tec. em Seg. do Trabalho e na minha visão como profissional especialiazado em segurança do trabalho não há esse espaço para o tecnólogo, eu acho que teria sido mais valido você ter feito o curso de Téc. em Seg que concerteza você teria uma maior probabilidade em estar enganjado no mercado de trabalho (espero que esteja). Eu digo isto por experiência própria, eu sou Técnico em segurança do trabalho e lido com diariamente com empresas e engenheiros e não vejo interesse alguem nelas em contratar tecnólogos, essa especialização ainda é uma icógnita, não sabemos que lugar ela veio prencher no quadro de segurança. No meu ponto de vista é maneira de instituições de ensino ganhar dinheiro abrindo novos cursos, daqui algum tempo ja vai ter Tecnólogo em Enfermagem do trabalho, agora nos resta saber que local eles irão ocupar. Espero que a crítica seja construtiva e de maneira nenhuma venho desmerecer nenhuma profissão e nem abrir um debate polemico tecnicos X Tecnologos, afinal o sol nasceu para todos e a área de segurança tem um leque de oportunidades só não sei que lugar os técnologos irão ocupar. um grande abraço a todos os profissionais de segurança.

Anonymous disse...

Caro anônimo, não importa sua visão e experiência no mercado! sua visão pré concebida nos retoma preconceitos de gestores que não admitem o novo, profissões como engenharia,medicina, direito, que remontam a antiguidade, nos dias atuais migram para novas especializações e gestões em que o mercado globalizado exige do colaborador. A questão não é ocupar espaço, mas iniciar novos valores de mercados, o que seria de nós se alguns cientistas não acreditassem em seus experimentos, fossem pelas mentes ingênuas do medo de um novo horizonte,vivemos em sociedades de contrução de constantes conhecimentos e valores, devemos nos adequar as diferenças se quisermos sobreviver a um novo mundo, uma nova área profissional poderá se adeguar as necessidades do mercado, dependerá da consciência de provar através de seu aprendizado se será capaz ou não de enfrentar um mercado capitalista concorrido que impôe regras constantes de renovação pessoal e profissional, as crises econômicas demonstram nos dias atuais a necessidade de renovação de buscar novos mercados e quebrar paradgmas pessoais e sociais. A continua valorização profissioanl buscando metodologias adequadas não foge a regra na área de segurança do trabalho, que não poderá se omitir das mudanças que o mercado impôe para qualificar profissionais. Ao amigo anônimo, procure ler " O monge e o Executivo", e verá que a área que qualquer posição profissional possa ocupar será sempre a do talento individual, se fôsse os abolicionistas escutar os senhores de engenho na abolição da escravatura, qual seria o lugar que a raça negra ocuparia nos dias atuais? Quem realmente se especializa no mercado tem visões além das suas próprias. Alzemar as mudanças acontecem a partir de conflitos sadios, não há renovação sem críticas,todo caminho é formado por embates, lutando contra os limites, é encontrarmos força para clarear o caminho de que a verdade nunca será absoluta, o amadurecimento profissional é ser competente e responsável no que se faz, não lamente, trabalhe para provar seus conhecimentos,que o diga nosso mestre jesus.Boa Sorte Alzemar.

Susimara (tecnóloga) on 9 de julho de 2009 às 12:43 disse...

O Tecnólogo em segurança do trabalho como meus colegas já citaram vem fazer realmente a gestão da segurança do trabalho, de maneira alguma vem tirar o lugar de ninguém. Mas pensemos, atualmente, é comum que os profissionais técnicos busquem um conhecimento maior a nível superior afim de não serem 'deixados para trás', isso quer dizer que não há mal nenhum em uma habilitação de Tecnólogo nem no surgimento de uma profissão que acabará agregando inclusive para quem já é tecnico. Vamos parar de apontar os problemas e procurar as soluções. Vamos parar de fazer como crianças: 'ah! mas vocês não tem lugar no SESMT, ah! mas ainda e eu disse AINDA não foi reconhecido, ah! isso é venda de sonho!' eu afirmo, isso não é sonho, e no fim das contas essas discuções a respeito do tecnólogo prejudicam as empresas e principalmente os funcionários que precisam dos nossos cuidados e de nosso trabalho. Então pensemos no coletivo e deixemos de lado as briguinhas de ego. O Tecnólogo veio para ficar, veio para fazer a gestão da segurança, veio para AJUDAR os colegas tecnicos e engenheiros. Todas as profissões se especializam e todas as profissões que existem no mundo um dia precisaram conquistar o seu lugar. O Sol nasceu para nós também. Vamos a luta mostrar nosso valor.
Um grande abraço à todos os colegas Tecnólogos.

Anonymous disse...

caros colegas, estou me formando no Curso de Segurança do Trabalho, aqui na minha cidade já existe pós graduação em Engenharia de Segurança, então, o curso de Tecnólogo eh sim uma boa opção para esse mercado, pois se o mercado naum se abre para Tecnólogo, abre-se portas para os Engenheiros e agora poderemos fazer parte desse.

WiLL :þ on 21 de julho de 2009 às 06:58 disse...

Olá caros colegas. Como ja venho pesquisando o curso de tecnólogo nao só em segurança, mais em algumas áreas vai estar bombando nos próximos anos, o CONFEA está eliminando algumas engenharias inclusive o engenheiro de seg no trabalho, quem vai estar assumindo será o tecnólogo. Entao para os que falaram que não vale a pena espero que pesquisem e reflitam, pois essa será uma boa escolha para quem busca um curso superior, "não um técnico".

MIchel - Manaus AM disse...

Estou começando na área de tecnólogo, e vejo q há 1 certa preocupação por parte dos técnicos dentre outros e ñ vejo sentido nisso, pois como dizem alguns professores meus a área dos tecnólogos ñ é de agora! e muita gente desinformada acha que é 1 área que está surgindo agora! sim pode até tá surgindo agora aqui no BRASIL, + vendo em países de primeiro mundo já está presente desde antes da década de 70 e isso é comun lá! e lembremos q nós vivemos em função da tecnologia e ela sempre está se modificando à cada dia sem contar as horas! se fosse assim, hoje não teríamos oportunidads e vagas para os profissionais da tecnologia da informação (T.I); tecnologia da automação...dentre outras q estão surgindo e surgirão muito + ainda, e é lógico, de acordo com o desenvolvimento das profissões logo logo teremos profissões ficando para trás como muitas outras do nosso conhecimento q não precisa nem citar aqui!
valeu! e vamos correr atrás do prejuíso!

IRLAN SARMENTO disse...

boa noite a todos, faço o curso de tecnologo em segurança do trabalho na no instituto de estudos superiores da amazônia IESAM,a questão toda q estão abordando, e se o tecnologo vai tirar o espaço do técnico ou engenheiro, não é isso a nossa intenção como tecnologos em seg.do trab. é em somar e nao em tirar espaços e sim em coquista-los, agora é claro é um grande desafio, aqui em belém-pa, existe a mesmas duvidas dos colegas tecnologos, a minha turma ta no 2 ano e ano vem a gente se forma, e ja tem tbm outra turma pra formação em 2012, eu acho penso o seguinte, as diferenças existem entre os cursos de tecnologo, tecnico e engenheiros, mais isso se da na carga horaria do nosso curso q é de 2400h, a do técnico 1200h, o engenheiro passa 5anos estudando engenharia e quando se forma faz especializaçao de 600h em seg.do trab. se isso é o sufiente nao sei..sei q estamos aqui nao pra tirar espaço de niguem e sim para coquistalos, a base é segurança do trabalho e serve para todos nós da área..!

tiego lopes on 10 de setembro de 2009 às 10:40 disse...

oi, sou estudante tecnologico em segurança do trabalho aqui na bahia, sobre as tematicas apresentadas pelos colegas de profissao, nao queremos tomar o lugar de ninggem, afinal quem sai ganhando ´´e quem tem o dominio da profisao, nao adianta alguem estudar e nao apresentar na pratica oque estudou, por isso chegaremos a conclusao que o curso foi bom ou nao no desenvolvimento do trabalho, porque na minha sala tem tecnico que nas provas tiram notas muito baixas e ja estao a muito tempo na area.ao final tecnicos, tecnologos e engenheiro vao mostrar oque sabem medinte o aprendizado.

tiego lopes on 10 de setembro de 2009 às 10:42 disse...

oi, sou estudante tecnologico em segurança do trabalho aqui na bahia, sobre as tematicas apresentadas pelos colegas de profissao, nao queremos tomar o lugar de ninggem, afinal quem sai ganhando ´´e quem tem o dominio da profisao, nao adianta alguem estudar e nao apresentar na pratica oque estudou, por isso chegaremos a conclusao que o curso foi bom ou nao no desenvolvimento do trabalho, porque na minha sala tem tecnico que nas provas tiram notas muito baixas e ja estao a muito tempo na area.ao final tecnicos, tecnologos e engenheiro vao mostrar oque sabem medinte o aprendizado.

Flórence on 22 de outubro de 2009 às 19:53 disse...

Caros amigos Faço tecnologo em segurança do trabalho e a questão é não temos inteção de "invadir" um espaço mas, a questão é aqui os engenheiros e Tecnicos em seguran. do trabalho não tem a mesma visão, tem muitas questões sobre esse asunto a serem respondidas e tambem a serem feitas, estou disposta a Trocar de curso, como no Brasil tudo demora muito não estou disposta a perder tempo e nem tão pouco dinheiro.

Anonymous disse...

ola boa noite estou fazendo o curso de tecnologo em segurança do trabalho. eu estou confiante nesta area porque o curso vem com uma visão muito boa sobre segurança do trabalho, eu só não entendo porque algumas areas como tecnicos de segurança estão contrarios. vinhemos para somar e não para tirar o lugar de ninguem. se qualifique não pare no tempo....

Anonymous disse...

lucivaldo andrade. estou fazendo o curso de tecnologo de segurança do trabalho em ilhéus bahia. aqui na região esta sendo muito concorido. por o curso ter uma visão mais aberta e ampla sobre NRS,a saude do trabalhador e o amplo ambiente de trabalho.o curso é muito interessante. não desista. conhecimento adquirido e sempre bem vindo, um abraço a todos

giffonitube on 3 de novembro de 2009 às 14:38 disse...

Me chamo Justiniano GIFFONI,sou estudante da FTC-EAD em Salvador/Ba. Como escreveu a Srª DIANA, Téc. em Seg. do Trabalho (Trabalho na área e amo o que faço, tudo isso que o estimável Alzemar citou faz parte do minha rotina(Palestras, ministrar cursos) e muito mais (Treinamentos, Auditorias, Elaboração de Procedimentos, Inspeções, Elaboração, desenvolvimento e atualização de Programas de Segurança, Capacitação de pessoal, Análises de Riscos das atividades, Inspeção de equipamentos, Controle estatístico de índices de acidentes, acompanhamento de atividades críticas, aulas para formandos em Segurança do Trabalho, acompanhamento CIPA etc. etc. e etc.) Só que ela esqueceu que o Engenheiro é que tem que assinar todo o trabalho feito pelo Técnico. Ela esqueceu também que o Técnico não pode assinar LAUDO e PERÍCIA, o Tecnólogo já pode assinar. Em Porto Alegre, um Juíz aceitou um LAUDO assinado por um TECNÓLOGO devido o mesmo ter curso SUPERIOR. Abraços a todos.

Esdla Maiara on 18 de novembro de 2009 às 08:50 disse...

Olá, acabei de me formar em técnica de segurança,to estagiando no polo em camaçari, soube a pouco tembo sobre o curso de tecnólogo e achei muito bom,até porque aqui na Bahia ainda não tem o curso de engenharia de segurança,só não entendo o porque dessa rivalidade entre Técnicos,engenheiros para tecnólogos. Assim que terminar meu estágio pretendo sim começar o curso de tecnologo pois para mim no meu trabalho o mais importe é estar capacitada para prevenir os acidentes que possam vim a ocorrer no ambiente de trabalho,visando a segurança do trabalhador. Portanto se eu tecnica de segurança vejo no curso de tecnologo uma maneira de adquirir mais conhecimento acho importante fazê-lo.

Anonymous disse...

Luis pereira disse...
Caro colegas. estou cursando tecnologo em segurança do trabalho na Unirb/ssa,concordo com que a maioria dos colegas comentaram principalmente com Sª Diana,Alzemar e Justiniano Giffoni só acrescentando que faz parte da nossa atividade, Gerenciamento de Risco e a Avaliação Ergonomica dos funcionarios desta Organização a qual iremos prestar nossos Serviços.
Um grande abraço a todos os colegas.

Anonymous disse...

Técnicos, Técnólogos e Engenheiros!! A verdade é que no Brasil, não existe espaço para nenhum de nós, trabalho na área a 8 anos e até hoje não conheço uma empresa que invista e se preocupe 100% com segurança. Existem algumas muito famosas que prefiro não citar nomes que mostram uma imagem de que são perfeitas com a área, mentem em seus números, oferecem prêmios para não acontecimento de acidentes e o funcionário para não perder acaba escondendo o acidente, na verdade é só fachada. Falo isso com uma vasta experiência na área, quando me ingressei na área, fui ingênuo em acreditar que a empresa investia pensando no funcionário, na verdade eles querem que se danem os funcionários, o que eles não querem é multas, etc...

Mas de qualquer forma, muito bem vindo a nossa área srs técnicos, tecnologos e engenheiros, mas não se iludam e não façam como eu de desanimar, é um leão por dia que temos que matar, dia a dia procuro forças para continuar na área, mas confesso que está difícil

Abraços!!!!

Anonymous disse...

caros amigos vivemos em um mundo que requer mudanças e temos q adptarmos , a essas mudanças por isso aprendam o quanto puder estudem o quanto puder e sobrevivam os mais menos arrogantes....

Anonymous disse...

BOA TARDE A TODOS. O PRIMEIRO PASSO JÁ FOI DADO; O TECNOLOGO JÁ ESTA NO CBO, AGORA SÓ FALTA A NOSSA REGULAMENTAÇÃO. UM ABRAÇO

Anonymous disse...

Misericórdia, não estou vendo profisionalismo na maioria destes comentários, que briga é essa, quem disse que pra ser profissional tem que estar inserido no SESMT, e muitos comentários gostaria de fazer. Alguns usam uma linguagem muito vulgar "MERDA,PORRA", feio.E mais, prfissional competente não tem medo de perder mercado, apareçaquem aparecer. Mais uma conheço muitos tecnólogos empregados, como gerentes de processos,gerente administrativo,gerente de contratos na área da saúde e segurança. Sou tecnóloga e minha filha é técnica, tenho muitos amigos engenheiros. Parem de brigas.

Anonymous disse...

OLÁ CAROS COLEGAS TECNÓLOGOS. NÃO LIGUEM PARA ESTES QUE SE DENOMINAM TECNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO.EU SOU UM DELES. NO COMEÇO TINHA MEDO QUE OS TECNÓLOGOS IRIA TOMAR MEU LUGAR NO MERCADO DE TRABALHO. JÁ TRABALHO NA AREA A 10 ANOS COMO TECNICO DE SEGURANÇA EM UMA EMPRESA DE CONTRUÇÃO CIVIL. A PROPRIA EMPRESA QUE EU TRABALHO ME ENDICOU A ESTE CURSO. JÁ ME FORMEI A POUCO MAIS DE UM ANO. E HOJE TENHO UMA VISÃO TOTALMENTE DIFERENTE QUE EU TINHA,COM ESTE CURSO DE TECNÓLOGO. PRATICAMENTE DOBREI O MEU SALÁRIO E ESTOU MUITO BEM. POR ISSO COLEGAS TECNÓLOGOS NÃO DESISTA PORQUE OS TECNICOS ESTA COM MEDO ASSIM COMO EU TINHA NO COMEÇO. NÃO DESISTAM UM ABRAÇO.

Anonymous disse...

Alguem do CESEP BELEM -PA se pronuncie por favor. Prof. Dr Ivo. Gostariamos de ouvir a palavra da Instituição.

Anonymous disse...

Seria interessante a opinião das Instiuições que promovem esses cursos. E principalmente dos orgãos fiscalizadores... A fiscalização aceita um Tecnólogo executando um papel de um Técnico.

Anderson Coelho on 20 de maio de 2010 às 18:19 disse...

Sou Tecnologo em Segurança do Trabalho estou cusando o 3°semestre, estou pronto pra estagio. Queria saber dos orgãos fiscalizadores e até msmo das emplesas em geras, se aceita um Tecnólogo executando um papel de um Técnico... E sua remuneração tem diferença.

Postar um comentário